terça-feira, 22 de novembro de 2011

Neurocirurgiões do HNSC utilizam técnica para retirada de tumores malignos


Fonte: sulnotícias.com
TUBARÃO - O Hospital Nossa Senhora da Conceição, é um dos poucos hospitais do país a disponibilizar uma técnica inovadora no mundo para retirada completa de tumores malignos. Para a realização do procedimento, os neurocirurgiões Dr. Marcos Ghizoni e Dr. Michel Linne utilizam um dos mais avançados microscópios cirúrgicos disponíveis no mercado. O novo microscópio também possibilita a utilização da técnica da fluorescência intra-operatória, aplicada em casos de malformação congênita e aneurismas cerebrais.
Para a retirada completa dos tumores malignos, um marcador especial (o ácido 5-aminolevulínico) é administrado ao paciente algumas horas antes da cirurgia, e captado pelas células tumorais. No momento da ressecção do tumor, o microscópio emite uma luz especial, tornando as células tumorais coradas. Esta técnica facilita a distinção entre o tecido normal e o tecido maligno, sendo um grande avanço na medicina, pois as bordas entre tumores e tecidos saudáveis ficam bem definidas.

 Principais procedimentos da Neurocirurgia - Referência em Alta Complexidade em Neurocirurgia, o HNSC destaca-se pela realização de procedimentos cadas vez mais complexos, como:
- cirurgias de tumores cerebrais
- tratamento endovascular de aneurismas intracranianos
- malformações congênitas
- neurocirurgias pediátricas
- cirurgia da coluna
- cirurgia dos nervos periféricos
- cirurgia de reversão da lesão do plexo braquial
- cirurgia endoscópica cerebral
- cirurgia de tumores da hipófise
- transtorno de circulação liquórica



Informações de Chirle Ponciano

Fonte: Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário