domingo, 8 de janeiro de 2012

Você sabia que a Ducha ThermoSystem é invenção de um Ghizoni?



A história da ThermoSystem teve inicio em 1989, quando o engenheiro eletricista Francimar Ghizoni Pereira utilizou sua criatividade para resolver um problema doméstico. Tudo começou porque sua filha Luisa não gostava de tomar banho no verão. O motivo? A pouca altura entre a caixa d’água e o chuveiro gerava uma pressão muito baixa e fazia com que a água esquentasse demais - o que dava fundamento às reclamações da pequena menina.

Como todo pai preocupado, Francimar logo tratou de procurar uma solução para o problema colocando em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade de engenharia elétrica. Em apenas 30 dias, ele construiu e instalou no banheiro de sua casa um protótipo de regulador eletrônico. Com o aparelho, bastava girar um botão para controlar com precisão a temperatura da água. O invento resolveu a questão e terminou com o choro da filha na hora do banho.

O sucesso do primeiro protótipo levou o inventor a produzir mais 30 peças que foram distribuídas entre seus amigos, para que eles testassem o aparelho. Essas peças já contavam com a haste de controle, outra invenção criada para a menina Luiza, que permitia a ela utilizar o aparelho criado pelo pai. O regulador agradou a todos e Francimar, com a ajuda do irmão, abriu uma empresa para comercializar o produto. A primeira fábrica funcionava numa garagem no fundo do quintal e em um ano foram instaladas mais de 350 unidades da invenção.

Além de controlar a temperatura da água de maneira eficiente, o produto também economizava energia. Entretanto, para chegar a essa conclusão, Francimar precisou fazer um pequeno estudo. Sem equipamentos adequados para medir as quantidades de energia consumida, ele começou a observar o relógio de luz enquanto a família tomava banho. Depois, analisando as faturas, verificou que em um ano havia economizado 20% no consumo de energia elétrica.

Em pouco tempo, a invenção despertou o interesse do Grupo Botega, renomado em Santa Catarina por sua atuação no segmento de materiais e projetos elétricos e sob a liderança do Sr. José Antonio Botega. Dessa união, nascia a Botega Eletrônica. Com o investimento e experiência do grupo em gestão, manufatura e comercialização, o regulador foi colocado em massa no mercado e novamente foi um sucesso, por se tratar de algo que oferecia um novo benefício a um produto extremamente difundido no país.

Com o sucesso do regulador eletrônico, a empresa identificou uma nova oportunidade – por que não transformar o acessório para chuveiros em um chuveiro com regulagem eletrônica de temperatura? Foi assim que após muitos anos de trabalho duro e dedicação ao desenvolvimento do novo produto nasceu a Ducha Eletrônica ThermoSystem, o produto de maior sucesso da empresa até os dias de hoje.

Sucesso que se traduz em vendas e prêmios conquistados, entre eles o Certificado de Mérito Empresarial em Gestão de Design (1998), Prêmio Talentos Empreendedores e II Prêmio Finep de Inovação e Tecnologia (1999), Prêmio Vilson Kleinübing de Conservação de Energia Elétrica (2001) e Prêmio SESI / Premio CNI.

Ainda hoje, a Ducha Eletrônica ThermoSystem é a única no mercado que apresenta laudo técnico, atestando 34% de economia de energia e 53% de água em média ao ano em relação às duchas com 3 temperaturas. Hoje, Francimar acredita que a Ducha fez sucesso porque conseguiu atender ao gosto individual de cada pessoa na hora do banho. Cada pessoa tem um gosto e uma sensibilidade de pele. E a Ducha Eletrônica ThermoSystem permite que cada um escolha a sua temperatura ideal.

Foi por conta da grande popularidade obtida pela Ducha Eletrônica ThermoSystem que, em 2009, a Botega Eletrônica passou a chamar-se ThermoSystem Indústria Eletro Eletrônica Ltda. Segundo Luiz Antonio Botega, diretor comercial da empresa, a mudança da marca teve como objetivo consolidar a identidade junto aos consumidores e construir uma marca ainda mais forte no mercado.

Hoje, a marca ThermoSystem é um nome presente na memória do público, principalmente no sul do país onde a variação de temperatura é mais intensa. A empresa conta com um mix variado de produtos para controlar a temperatura da água, que inclui duchas multitemperaturas, eletrônicas e digitais, além de aquecedores solares, bebedouros e purificadores eletrônicos de água e uma torneira eletrônica.

A história da empresa, nesses mais de 20 anos, é marcada pelo pioneirismo, determinação e inovação: foi a primeira empresa do Brasil a disponibilizar uma ducha eletrônica, a primeira a lançar uma ducha com oito regulagens de temperatura, a primeira a lançar uma ducha digital totalmente operada por controle remoto e lançou a primeira torneira eletrônica do país.

A inovação é a identidade da empresa, é um compromisso assumido pela ThermoSystem com seus consumidores. Por isso, uma equipe multidisciplinar de profissionais, busca incessantemente desenvolver e aprimorar seus produtos, cada vez agregando novos benefícios e novas tecnologias, proporcionando assim, uma vida na temperatura certa.
Na Foto: Sérgio José de Lima e Francimar Ghizoni Pereira na Festa dos Ghizoni em Grão Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário